PUBLICIDADE

Mundo

Protesto pela democracia termina em pancadaria na Argélia

22 jan 2011 - 17h28
(atualizado às 18h40)
Compartilhar

Uma tentativa de manifestação a favor da democracia, impedida pela polícia por não ter sido autorizada, deixou vários feridos neste sábado - 19 segundo a polícia e 42 segundo a oposição -, em pleno centro de Argel, - que organizou o movimento.

Membros do partido RCD entraram em confronto com a polícia em pleno centro de Argel
Membros do partido RCD entraram em confronto com a polícia em pleno centro de Argel
Foto: AP

Said Sadi, presidente da Reunião pela Cultura e a Democracia Democracia (RCD) organizadora da manifestação, informou por telefone que "houve 42 feridos, dois deles gravemente, todos hospitalizados, e várias detenções", à frente da sede de seu partido, onde seus partidários se reuniram antes de uma marcha prevista até o Parlamento.

Segundo o ministério do Interior, 19 pessoas ficaram feridas, 11 delas manifestantes e pedestres, e oito policiais, dois dos quais se encontram em estado grave, destacou em comunicado publicado pela agência de notícias APS. Alguns manifestantes, agitando bandeiras argelinas e também da vizinha Tunísia, onde há uma semana a população depôs a ditadura que vigorava há 23 anos, gritavam: "Estado assassino, Argélia livre, Argélia democrática".

Logo de manhã, umas 300 pessoas ficaram bloqueadas por centenas de policiais armados de garrotes, escudos e bombas de gás lacrimogêneo, em frente à sede do RCD na histórica e central avenida Didush Murad.

Os manifestantes deviam se dirigir para a Praça da Concórdia, a um quilômetro dali, para iniciar a marcha por volta das 10h GMT (8h de Brasília) em frente à Assembleia Nacional Popular (Câmara de deputados).

Os partidários da RCD se dispersaram calmamente por volta das 13h30 GMT (11h30 de Brasília) após ter sido bloqueados durante seis horas por um cordão policial na sede do partido. Pouco antes do fim da marcha, trinta jovens improvisaram uma contra-manifestação gritando palavras de ordem hostis a Said Sadi até que foram dispersos pela polícia.

Desde a noite de sexta-feira, as autoridades vem se mobilizando para dividir em zonas a capital, desde que a RCD manteve sua mobilização, apesar da proibição decretada pela 'wilaya' (prefeitura) de Argel.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade