PUBLICIDADE

Mundo

Procuradoria investiga uso de armas de fogo no Saara Ocidental

20 nov 2010 - 09h30
(atualizado às 11h41)
Compartilhar

A Procuradoria do Tribunal de Apelação de El Aaiun, no Saara Ocidental, anunciou a abertura de uma investigação sobre as denúncias de ferimentos por arma de fogo durante os distúrbios ocorridos nessa cidade, após o ataque ao acampamento saaráui de Gdaim Izik no último dia 8. O procurador-geral da Coroa marroquina perante esta instância afirmou em comunicado publicado pela agência oficial

MAP

que a decisão foi tomada "sobre a base das declarações do diretor de Emergências na organização internacional Human Rights Watch, Peter Bouckaert, quem disse saber que algumas pessoas foram feridas por balas nesses distúrbios".

El Aaiun, maior cidade do Saara Ocidental, foi palco na semana passada dos mais violentos confrontos de rua no território em quase duas décadas, motivados pelo ataque ao acampamento de Gdaim Izik, a 18 quilômetros de El Aaiun, onde milhares de saaráuis reivindicavam melhorias socioeconômicas. A apuração oficial de vítimas divulgada pelo Governo do Marrocos chega a 13 pessoas até o momento, das quais 11 são membros das forças de segurança marroquinas e dois são civis.

EFE   
Compartilhar
Publicidade