PUBLICIDADE

Mundo

Presidente do Uruguai viaja a Brasília para participar da Cúpula do Mercosul

6 dez 2012 - 15h48
Compartilhar

O presidente do Uruguai, José Mujica, viajou nesta quinta-feira a Brasília para participar da Cúpula do Mercosul durante a qual o Uruguai assumirá a presidência temporária do bloco.

Mujica viajou em um voo particular que partiu da Base Aérea da Força Aérea Uruguaia às 14h e deve chegar a Brasília às 17h, informou a presidência uruguaia em seu site.

A delegação oficial é integrada, além disso, pelos ministros das Relações Exteriores, Luis Almagro; de Economia e Finanças, Fernando Lorenzo, pelo secretário da presidência, Diego Cánepa e pelo presidente da empresa estatal de combustíveis ANCAP, Raúl Sendic.

Na manhã da sexta-feira o presidente do Uruguai participará de um café da manhã de trabalho oferecido pela presidente Dilma Rousseff para os chefes do Estado do Mercosul e posteriormente da reunião dos líderes com seus colegas dos países associados ao bloco e convidados ao encontro.

Após o almoço, Mujica estará no fechamento do Fórum Empresarial do Mercosul, última atividade paralela à cúpula do bloco.

A possível entrada da Bolívia como membro pleno e a consolidação do processo de adesão da Venezuela, que participa pela primeira vez com todos os direitos, são dois dos assuntos centrais da cúpula.

O futuro do Paraguai após a crise que derivou em sua suspensão do Mercosul, desde junho passado por causa da cassação do presidente Fernando Lugo por parte do Senado, também está na agenda da reunião.

O retorno de Mujica e sua comitiva a Montevidéu está previsto para o final da tarde de sexta-feira. EFE

jf/rsd

EFE   
Compartilhar
Publicidade