PUBLICIDADE

Mundo

Presidente Dilma inaugura Cúpula do Mercosul

7 dez 2012 - 13h39
Compartilhar

A presidente Dilma Rousseff destacou nesta sexta-feira a expansão do Mercosul, com a incorporação da Venezuela, ao mesmo tempo em que anunciou o interesse da Bolívia em somar-se ao bloco e o avanço das negociações para incluir o Equador.

"A entrada da Bolívia fortalece o Mercosul. Queria dar as boas-vindas ao presidente Evo (Morales) e a todo o povo boliviano que traz ao Mercosul a cultura diversificada dos povos indígenas que nos orgulha muito", afirmou a presidente ao inaugurar em Brasília a 44ª Cúpula do Mercosul.

Dilma disse que a reunião é "marcada pela inclusão", porque assinala a estreia da Venezuela em sua condição de membro pleno.

"A Venezuela participa pela primeira vez em uma Cúpula como membro pleno. O Mercosul se estende assim ao Caribe e ganha uma densidade maior na Amazônia", afirmou Dilma.

A presidente assegurou que, após a incorporação da Venezuela em julho passado, o Mercosul dá mostras de vitalidade ao atrair novos membros.

Nesse sentido se referiu à decisão da Bolívia de iniciar um diálogo para ser integrado como membro pleno, a avanços similares com o Equador e ao interesse manifestado pelo Suriname para ser aceito no bloco como associado.

Também participam da cúpula os presidentes da Bolívia, Evo Morales, e Equador, Rafael Correa, que manifestaram interesse em que seus países sigam o caminho da Venezuela e se transformem em membros plenos do bloco, no qual até agora têm status de Estados associados.

O Paraguai, quinto membro pleno do Mercosul, não está representado nesta reunião pois está suspenso desde junho passado, depois da cassação do então presidente Fernando Lugo. EFE

cm-ed/ma

(foto) (vídeo)

EFE   
Compartilhar
Publicidade