PUBLICIDADE

Mundo

Presidente das Filipinas inaugura 23ª cúpula da Apec

18 nov 2015 - 15h32
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente das Filipinas, Benigno Aquino, inaugurou nesta quarta-feira a 23ª cúpula anual do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), realizado em Manila com a participação de líderes de 21 países.

Em um breve discurso, o filipino ressaltou a importância de impulsionar a organização, principalmente "na atualidade, quando na economia mundial há movimentos significativos".

"Temos que fazer o diagnóstico correto dos problemas para que as decisões sejam corretas", ressaltou.

Aquino não fez referência em sua à tensão registrada em outubro no Mar do Sul da China, onde China e outros cinco países do Apec - Filipinas, Taiwan, Malásia, Vietnã e Brunei -, disputam a soberania das Ilhas Spratly.

A cúpula da capital filipina, que terminará amanhã, foi convocada com uma agenda social sob o tema "Por um crescimento inclusivo, por um futuro melhor", mas o litígio por esse arquipélago, rico em petróleo e gás, foi o foco dos debates prévios.

Além do presidente americano, Barack Obama, e chinês, Xi Jinping, participam da reunião, entre outros, os primeiros-ministros de Japão, Shinzo Abe; Austrália, Malcolm Turnbull; Rússia, Dmitri Medvedev; e Canadá, Justin Trudeau.

Também estão presentes os presidentes de Chile, Michelle Bachelet; México, Enrique Peña Nieto; e Peru, Ollanta Humala, cujos países são membros da Aliança do Pacífico e os três únicos latino-americanos que fazem parte da Apec.

No encontro está ainda como convidado especial o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, cujo país é o quarto membro da Aliança do Pacífico, mas não é integrado, embora tenha pedido sua entrada na organização.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade