PUBLICIDADE

Mundo

Polônia liberta jovens britânicos detidos por roubarem objetos de Auschwitz

23 jun 2015 - 16h59
Compartilhar
Exibir comentários

Um tribunal polonês considerou nesta terça-feira dois adolescentes britânicos culpados de roubar artefatos históricos durante uma visita escolar ao antigo campo de concentração de Auschwitz, mas permitiu que fossem libertados após proferir uma sentença suspensa.

Os dois jovens, de 17 anos, são alunos da Perse School, em Cambridge, na Inglaterra, e estavam visitando o local do campo como parte de uma viagem de história, informou a escola em nota.

Ambos passaram a noite de segunda-feira em uma cela da polícia depois de serem pegos com itens do campo, incluindo um fragmento de uma navalha, um pedaço de colher, botões e dois pedaços de vidro, que se acredita terem pertencido a detentos no campo nazista.

Um porta-voz policial afirmou mais cedo que eles poderiam pegar até 10 anos de prisão.

Krzysztof Lach, porta-voz da polícia regional em Cracóvia, sul da Polônia, disse que os dois jovens confessaram serem culpados em uma audiência. Eles receberam penas suspensas e ordens para se apresentar a uma delegacia na Grã-Bretanha em intervalos regulares, afirmou ele.

Auschwitz, que fica perto de Cracóvia, tornou-se um símbolo pungente do Holocausto nazista alemão que matou seis milhões de judeus em toda Europa durante a Segunda Guerra Mundial.

(Reportagem de Wojciech Zurawski)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade