PUBLICIDADE

América Latina

Polícia da Argentina prende ladrões de meteoritos

Três argentinos e um paraguaio foram detidos

31 mai 2015 - 19h56
(atualizado às 20h05)
Compartilhar
Exibir comentários

A polícia da Argentina prendeu quatro homens que tentavam furtar mais de uma tonelada de meteoritos da província de Chaco, no norte do país. Policiais rodoviários afirmaram ter encontrado mais de 200 pedaços grandes das pedras escondidos debaixo dos bancos de um caminhão. O veículo havia sido parado em uma inspeção de rotina.

Três argentinos e um paraguaio foram detidos. A província de Chaco é famosa mundialmente por seus meteoritos, que são protegidos pela lei argentina.

Siga Terra Notícias no Twitter

Um dos principais pontos turísticos da região é o "Campo del Cielo", ou "Campo do Céu". Trata-se de uma área de 1,3 mil km² que, há 4 mil anos, foi fortemente atingida por uma chuva de meteoritos.

O maior deles, El Chaco, foi descoberto por meio de um detector de metais em 1967 e pesa 37 toneladas, o equivalente ao peso de cinco elefantes. O El Chaco é o segundo maior meteorito a ter sido descoberto no mundo ─ e atrai o interesse de especuladores e colecionadores.

Em 1990, um policial rodoviário argentino tentou roubá-lo para vendê-lo a um colecionador particular nos Estados Unidos. O plano, contudo, não deu certo e ele acabou preso.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade