PUBLICIDADE

África

Zimbábue: partido de Mugabe diz ter 75% dos votos

2 ago 2013 - 06h13
(atualizado às 08h38)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, obteve cerca de 75% os votos nas presidenciais de quarta-feira e seu partido, o Zanu-PF, pode alcançar uma maioria de dois terços na assembleia, indicou nesta sexta-feira um porta-voz do movimento.

"Nossas previsões são que o presidente terá entre 70% e 75% dos votos. É o que acredito segundo o que vejo no local", disse à AFP o porta-voz do partido presidencial, Rugare Gumbo. "Acredito que teremos uma maioria de dois terços aproximadamente" na assembleia, onde o Movimento pela Mudança Democrática (MDC) do primeiro-ministro Morgan Tsvangirai, o principal rival de Mugabe, tinha até agora a maioria, acrescentou.

O Zanu-PF ganhou 52 dos 62 assentos nas circunscrições nas quais os resultados já foram divulgados. Os assentos em jogo chegam a 210. "Vamos ter, no mínimo, entre 130 e 140 assentos", previu Gumbo.

Se forem confirmados, estes números significarão uma grande vitória para Mugabe, 89 anos e há 33 no poder, e uma derrota para seu principal rival Morgan Tsvangirai, que chegou ao cargo de primeiro-ministro sob sua presidência para evitar uma guerra civil. Tsvangirai classificou na quarta-feira as eleições de "grande farsa" e vários observadores denunciaram irregularidades no processo.

No entanto, o chefe da missão de observadores da União Africana, Olusegun Obasanjo, declarou nesta sexta-feira que as eleições no país foram "livres, honestas e confiáveis". Este julgamento é válido "a menos que existam outras coisas que possam ser demonstradas, deixando de lado alguns incidentes" que não foram suficientemente graves para modificar os resultados, acrescentou Obasanjo.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade