PUBLICIDADE

Mundo

Paraquedas atrapalha teste de "disco voador" da Nasa

8 jun 2015 - 21h11
Compartilhar
Exibir comentários

O teste da Nasa de um sistema de aterrissagem experimental para Marte terminou rapidamente nesta segunda-feira quando o paraquedas do veículo em formato de disco voador rompeu, caindo sobre o oceano Pacífico, mostrou a Nasa TV.

Um problema semelhante atrapalhou o primeiro lançamento do Desacelerador Supersônico de Baixa Densidade (LDSD, na sigla em inglês) no ano passado. O paraquedas foi redesenhado e reforçado para o segundo voo, porém mais trabalho será necessário antes que o sistema esteja pronto para pousar cargas pesadas em Marte.

"É exatamente por isso que fazemos testes como este", disse o engenheiro da Nasa e comentarista da missão, Dan Coatta, após o teste. "Quando estamos realmente prontos para enviar naves espaciais para Marte, sabemos que vão funcionar quando aquela grande missão for cumprida."

Um paraquedas de cerca de 30 metros de diâmetro, o maior já testado, era a segunda parte de um sistema de freios supersônicos de dois segmentos que a Nasa vem desenvolvendo há cinco anos a um custo de 230 milhões de dólares.

O teste desta segunda-feira começou com um balão de gás hélio decolando de uma base aérea no Havaí às 14h43 (hora de Brasília). Três horas depois, o balão alcançou a altitude esperada de 36.576 metros, quando a nave em forma de disco voador se separou para realizar seu voo de teste.

Um sólido motor de foguete deu a ignição para que o LDSD alcançasse 54.864 metros, cinco vezes a altura de aviões comerciais, e se movesse a cerca de 4.828 km/h, quatro vezes a velocidade do som.

A velocidade e a altitude pretendiam simular as condições enfrentadas por uma espaçonave ao mergulhar na fina atmosfera de Marte. A Nasa quer desenvolver sistemas de aterrissagem para veículos pesados e, eventualmente, hábitats humanos em Marte.

Navios de recuperação foram mobilizados no Pacífico para recuperar a nave espacial, paraquedas e outros equipamentos.

(Reportagem de Irene Klotz)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade