PUBLICIDADE

Mundo

Paquistão reabre rotas de abastecimento da Otan na fronteira afegã

Compartilhar

WASHINGTON, 3 Jul 2012 (AFP) -O Paquistão está reabrindo as rotas-chave de abastecimento da Otan no Afeganistão, fechadas desde um violento ataque ocorrido em novembro, afirmou nesta terça-feira a secretária americana de Estado, Hillary Clinton, depois de conversar com a colega paquistanesa.

"Fico feliz que a ministra das Relações Exteriores (paquistanesa, Hina Rabbani Khar) tenha informado que as linhas de abastecimento terrestre em direção ao Afeganistão estão sendo abertas", afirmou Hillary em um comunicado, acrescentando: "Lamentamos as perdas sofridas pelo Exército paquistanês".

Islamabad alegava que, para a reabertura das estradas, fechadas em represália a um ataque aéreo americano que matou por engano 24 soldados paquistaneses, Washington deveria se desculpar.

"A ministra Hina e eu reconhecemos os erros que resultaram na perda de vidas militares paquistanesas", ressalta Hillary em seu comunicado. "Estamos comprometidos a trabalhar estreitamente com Paquistão e Afeganistão para evitar que isso volte a acontecer.".

O bloqueio obrigou a Otan a usar rotas pelo norte, mais longas e caras, através da Rússia e Ásia Central.

A esperança inicial de uma reabertura das rotas foi por terra na reunião de cúpula da Otan realizada em Chicago no último mês de maio, em meio a informações de que o Paquistão pedia o pagamento de valores altos por cada um dos milhares de caminhões de abastecimento da aliança que atravessam a fronteira anualmente.

Hillary garantiu que "o Paquistão continuará sem cobrar nenhuma tarifa de trânsito, em nome da paz e segurança no Afeganistão e na região. Esta é uma demonstração tangível do apoio do Paquistão a um Afeganistão seguro, pacífico e próspero, e aos nossos objetivos comuns na região."

O general John Allen, comandante da Força Internacional de Assistência para a Segurança no Afeganistão (Isaf), expressou satisfação com a reabertura das estradas de abastecimento.

jf/erl/avl/lbf/dm

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade