PUBLICIDADE

América Latina

Bolívia: Papa 'pretende mascar coca durante viagem ao país'

"Estamos esperando o santo padre com a folha sagrada de coca", afirmou o Ministro da Cultura da Bolívia

29 jun 2015 - 13h48
(atualizado às 14h25)
Compartilhar
Exibir comentários
Papa fará visita à Bolívia
Papa fará visita à Bolívia
Foto: Luca Bruno / AP

O papa Francisco pediu para mastigar folhas de coca durante sua visita à Bolívia, segundo o ministro da Cultura do país, Marko Machicao. O pontífice deve chegar ao país no dia 8 de julho.

A folha de coca, um dos ingredientes usados para a fabricação da cocaína, é usada em vários países dos Andes há milhares de anos para combater os males da altitude e também como um leve estimulante.

Machicao disse que o governo ofereceu ao papa o chá da folha de coca e o pontífice fez um "pedido específico", para mastigar as folhas. O Vaticano não comentou a afirmação do ministro boliviano.

Ilegal e sagrada

As folhas de coca foram declaradas uma substância ilegal sob a Convenção da ONU para Drogas Narcóticas de 1961. Mas, o cultivo de folhas de coca com fins religiosos e medicinais é legal na Bolívia.

Mastigar folhas de coca é uma tradição antiga na região dos Andes, onde ela é usada para combater os males da altitude
Mastigar folhas de coca é uma tradição antiga na região dos Andes, onde ela é usada para combater os males da altitude
Foto: BBC

Muitos indígenas bolivianos consideram a planta da coca sagrada e mastigar as folhas, ou fazer um chá com elas, é muito popular. A Constituição boliviana de 2009 até declarou que a folha de coca é um "patrimônio cultural" do país.

O presidente do país, Evo Morales, já foi agricultor e cultivava as folhas. Ele faz campanha para descriminalizar o consumo de folhas de coca. Se o papa Francisco realmente mascar folhas de coca durante sua visita à Bolívia, o ato significaria um grande apoio à campanha de Morales. "Estamos esperando o santo padre com a folha sagrada de coca", disse Machicao.

A visita do papa à Bolívia é parte de uma viagem do pontífice pela América do Sul, que deve passar também pelo Equador e Paraguai.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade