PUBLICIDADE

Mundo

Papa ordena dez sacerdotes em cerimônia na Basílica de São Pedro

21 abr 2013 - 08h04
Compartilhar

O papa Francisco ordenou neste domingo dez novos sacerdotes da diocese Roma em uma solene cerimônia realizada na Basílica de São Pedro, na qual os jovens se apresentaram um por um perante o pontífice argentino.

Trata-se de seis italianos, dois indianos, um argentino e um croata, que ao começo da liturgia de ordenação se apresentaram perante o papa Francisco dizendo: "Aqui estou".

O cardeal Agostino Vallini depois pediu ao papa sua ordenação, e Francisco fez uma pergunta: "Está certo de que são dignos?".

"Das informações recolhidas do povo cristão e segundo o julgamento dos que guiaram sua formação, posso afirmar que são dignos", respondeu o cardeal.

Durante a homilia improvisada pelo papa, Francisco falou sobre o direito de falar de Deus que "vós mesmos recebestes com alegria, lembrai a vossas mães, a vossas avós, a vossos catequistas, que lhes transmitiram o dom da fé".

O único objetivo dos sacerdotes "deve ser de satisfazer a Deus e não a vós mesmos", advertiu o papa.

Após a homilia do pontífice, foram pronunciados os compromissos dos escolhidos, se cantou a ladainha dos santos com os dez presbíteros prostrados na terra e a oração de ordenação.

No final da ordenação, com os novos sacerdotes muito comovidos, foram colocadas a estola e a casula, e o papa ungiu suas mãos com o santo crisma.

Após entregar a hóstia na patena e o cálice com o vinho para a celebração da Missa, o papa intercambiou com cada um deles um abraço e o beijo da paz entre os aplausos dos fiéis. Por último, o canto o Credo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade