PUBLICIDADE

Mundo

Papa nomeia arcebispo de Curitiba e bispo auxiliar de Porto Alegre

7 jan 2015 - 11h11
Compartilhar

O papa nomeou arcebispo da diocese de Curitiba José Antônio Peruzzo e Leomar Antônio Brustolín como bispo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre, informou nesta quarta-feira a Santa Sé.

Peruzzo, nascido em 19 de abril de 1960 em Cascavel (sul do Brasil), era até agora bispo de Palmas e Francisco Beltrão.

O novo nomeado realizou os estudos de primeiro grau no Colégio Marista e os do ensino médio no Seminário Menor de São José diz Curitiba.

Peruzzo cursou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Teologia no Studium Theologicum. Formou-se em Escritura Sagrada no Pontifício Instituto Bíblico em Roma e fez doutorado em Teologia Bíblica na Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino em Roma.

Foi ordenado sacerdote em 22 de dezembro de 1985 na arquidiocese de Cascavel e, como tal, exerceu cargos como coordenador diocesano de catequese, professor do Centro Diocesano de Teologia, reitor do Seminário Nossa Senhora de Guadalupe e pároco da catedral de dita cidade.

O novo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre, Brustolin, nasceu em 15 de agosto de 1967 em Caxias do Sul (sul do Brasil), na diocese homônima.

Ali estudou Filosofia enquanto os estudos de Teologia realizou na Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul.

Formou-se em Teologia Sistemática na Faculdade dos Jesuítas (ENFAIXE) em Belo Horizonte e fez doutorado nesta matéria na Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino de Roma.

Recebeu a ordenação sacerdotal em 20 de dezembro de 1992 e foi, entre outros cargos, vigário da catedral de Caxias do Sul, professor de Teologia em Porto Alegre e pároco da catedral de Santa Teresa de Ávila, em Caxias.

EFE   
Compartilhar
Publicidade