PUBLICIDADE

Mundo

Papa anuncia sua renúncia ao Pontificado em 28 de fevereiro

11 fev 2013 - 09h46
(atualizado às 09h48)
Compartilhar

Bento XVI anunciou nesta segunda-feira oficialmente que renuncia ao Pontificado por seu "idade avançada" a partir do próximo 28 de fevereiro.

"Após ter examinado perante Deus reiteradamente minha consciência, cheguei à certeza de que, pela idade avançada, já não tenho forças para exercer adequadamente o ministério petrino", disse o papa em um surpreendente anúncio durante o consistório para marcar as datas de canonização de três causas.

O pontífice, que completará 86 anos em abril, afirmou que "no mundo de hoje (...), é necessário o vigor tanto do corpo como do espírito, vigor que, nos últimos meses, diminuiu em mim de tal forma que eis de reconhecer minha incapacidade para exercer bem o ministério que me foi encomendado".

Bento XVI, que iniciou seu Pontificado em 19 de abril de 2005, deixará vaga a missão de liderar a Igreja Católica em 28 de fevereiro próximo, quando deverá ser convocado o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice.

Nascido em Marktl am Inn, na Alemanha, em 16 de abril de 1927, é o pontífice número 265 da Igreja Católica, bispo de Roma e sétimo Chefe do Estado Vaticano.

EFE   
Compartilhar
Publicidade