PUBLICIDADE

Europa

Papa: frutos do "capitalismo selvagem" são vistos na atual crise

21 mai 2013 - 15h37
(atualizado às 16h17)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Imagem do 'L'Osservatore Romano' mostra o papa Francisco libertando uma pomba na Praça São Pedro, no Vaticano</p>
Imagem do 'L'Osservatore Romano' mostra o papa Francisco libertando uma pomba na Praça São Pedro, no Vaticano
Foto: AP

O papa Francisco afirmou nesta terça-feira que na atual crise econômica e financeira que afeta sobretudo grande parte da Europa, são vistos os resultados de um "capitalismo selvagem" que instaurou a lógica do benefício a "qualquer custo".

Durante uma visita à casa de socorro e assistência aos mais necessitados "Don de María", administrada no Vaticano pelas Irmãs Missionárias de Caridade, o pontífice apostou porque a sociedade atual recupere o sentido da "gratuidade, da solidariedade".

"Um capitalismo selvagem mostrou a lógica do benefício a qualquer custo, do dar para obter, do proveito sem olhar para as pessoas...e os resultados vemos na crise que estamos vivendo", disse Francisco durante a visita, em declarações recolhidas pelos meios de comunicação italianos.

O pontífice sustentou também que "é preciso recuperar todos os sentidos do presente, da gratuidade, da solidariedade".

No ano em que a casa completa 25 anos de sua inaguração pelo papa João Paulo II e a madre Teresa de Calcutá, Francisco visitou nesta terça-feira a casa "Don de María" do Vaticano, que oferece a cada dia comida aos pobres e assistência médica a dezenas de mulheres.

O papa argentino esteve acompanhado, entre outros, pelo prefeito regional da Casa Pontifícia, Georg Gaenswein, e por seu secretário pessoal, Alfred Xuereb. No encontro com o pontífice participarão não somente as freiras responsáveis pelo centro de caridade, mas também algumas pessoas que necessitam de assistência e que se encontram na casa.

"Esta casa é um lugar que educa na caridade, uma 'escola' de caridade, que ensina a ir ao encontro de cada pessoa, não pelo benefício, mas por amor. A música desta casa, digamos assim, é o amor. E isto é lindo", disse Francisco.

O papa acrescentou que gosta "que os seminaristas de todo o mundo visitem o lugar para ter uma experiência direta. Os futuros sacerdotes podem viver assim de um modo concreto, um aspecto essencial da missão da Igreja, e fazer disso um tesouro para seu próprio Ministério pastoral".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade