PUBLICIDADE

Mundo

Papa diz que soa falso festejar o Natal com mundo em guerra

Para Francisco, a guerra é a escolha de quem prefere as “riquezas” ao ser humano

19 nov 2015 - 17h59
(atualizado às 18h28)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Istoé

O papa Francisco afirmou nesta quinta-feira (19), em uma homília no Vaticano, que as festividades de Natal soam falsas em um mundo que escolheu “a guerra e o ódio”. “Estamos perto do Natal: haverá luzes, festas, árvores iluminadas, presépios, (…) mas é tudo falso. O mundo continua em guerra, fazendo guerras, não compreendeu o caminho da paz”, lamentou o pontífice, na homília da missa matinal, no dia em que foi instalado na Praça de São Pedro um grande pinheiro para as festividades natalinas.

Siga Terra Notícias no Twitter

“Existem hoje guerras em toda a parte e ódio. (…) E o que resta? Ruínas, milhares de crianças sem educação, tantos mortos inocentes. E tanto dinheiro nos bolsos dos traficantes de armas”, completou o papa.

Para Francisco, a guerra é a escolha de quem prefere as “riquezas” ao ser humano. “Os que lançam a guerra, que fazem as guerras, são malditos, são delinquentes”, disse o pontífice, para quem não há argumentos que justifiquem a atual situação do mundo.

“Devemos pedir a graça de chorar por este mundo, que não reconhece o caminho para a paz. Para chorar por aqueles que vivem para a guerra e que têm o cinismo de o negar”, acrescentou.

O pinheiro com 25 metros de altura instalado na Praça de São Pedro é oriundo da terra natal do antecessor do papa Francisco e atual papa emérito, Bento XVI, o estado da Baviera, no Sul da Alemanha.

A árvore será enfeitada com ornamentos feitos por crianças com câncer que estão internadas em vários hospitais italianos. Este ano, o presépio do Vaticano será composto por 24 figuras em tamanho natural, esculpidas em madeira e pintadas à mão.

Ao lado das figuras habituais da história do nascimento de Jesus, a composição terá também esculturas de pessoas comuns, como um homem ajudando uma idosa.

Vaticano desmente notícia de que papa possui tumor benigno no cérebro:
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade