PUBLICIDADE

Mundo

Papa aceita renúncia do cardeal britânico O'Brien

25 fev 2013 - 10h25
(atualizado às 10h29)
Compartilhar

O papa Bento XVI aceitou a renúncia por motivos de idade do cardeal britânico Keith O'Brien, arcebispo de Edimburgo (Escócia, Reino Unido), informou nesta segunda-feira o Vaticano.

O'Brien nasceu em 17 de março de 1938 e era um dos 117 cardeais que podem participar do próximo Conclave para eleger o novo papa.

Os cardeais apresentam sua renúncia ao papa ao completar 75 anos, que é a idade de aposentadoria na Igreja.

Normalmente o pontífice, sempre levando em conta as necessidades da Igreja, mantém o cardeal por mais vários anos à frente de sua arquidiocese, ou aceita a renúncia imediatamente, como foi neste caso, inclusive vários dias antes de completar 75 anos.

Neste caso, o Vaticano publicou no mesmo dia em que o mesmo cardeal anunciou sua renúncia como arcebispo de St Andrews e Edimburgo após ter sido acusado de "comportamento inadequado" com outros religiosos na década de 1980.

O'Brien é uma das figuras mais veteranas da Igreja Católica no Reino Unido e era o único representante britânico no Conclave para escolher novo papa após a recente renúncia de Bento XVI.

No domingo passado foi divulgado que três sacerdotes e um ex-sacerdote haviam o denunciado por "suposta conduta indevida".

O porta-voz vaticano, Federico Lombardi, disse que o papa aceitou a renúncia de O'Brien em 18 de fevereiro, conforme o artigo 401/1 do Código de Direito Canônico, ou seja, por "motivos de idade".

O Código de Direito Canônico também prevê no artigo 401/2 que um bispo precisa apresentar a renúncia de seu ofício ao papa "se por doença ou outra causa grave ficasse reduzida sua capacidade de desempenhá-lo.

Essa é a fórmula que o Vaticano usa quando exige a um prelado que apresente sua renúncia.

EFE   
Compartilhar
Publicidade