PUBLICIDADE

Mundo

Países árabes e da América do Sul querem mais integração em educação

4 out 2013 - 20h21
(atualizado às 20h24)
Compartilhar

A II Reunião de Ministros de Educação da América do Sul e Países Árabes (ASPA), que se encerrou nesta sexta-feira em Lima, no Peru, ressaltou a importância da integração a partir da troca de experiências em Tecnologias da Informação e a Comunicação (TIC), cooperação educativa e a aprendizagem de idiomas.

Participaram ministros e representantes de 12 países do bloco sul-americano e de 22 nações árabes. Segundo a representante da Secretaria-Geral Adjunta e chefe do Setor Social da Liga de Estados Árabes, Faeqa Alsaleh, os países da região estão interessados na experiência sul-americana de implementação de "conteúdos tecnológicos e dos métodos de ensino aplicados nas instituições educativas".

Faeqa ressaltou a importância de os árabes estabelecerem alianças com universidades da América do Sul que impulsionem a pesquisa e a ciência. "É preciso reforçar os métodos educativos e a pesquisa porque são o fundamento para conseguir a paz social", indicou.

Na declaração final do encontro internacional, que a Agência Efe teve acesso, foi aprovada a promoção da cooperação entre países das regiões com o objetivo de conseguir desenvolvimento e progresso, promover reuniões ministeriais a cada três anos e adotar e implementar o plano de ação Kuwait, que surgiu na I Reunião de Ministros de Educação Aspa em 2011.

Este plano promove a troca de experiências sobre métodos modernos para o ensino, a metodologia e a pedagogia, o uso das tecnologias para a informação e comunicação (TIC), a cooperação em temas de educação superior e o estudo de idiomas como árabe, espanhol e português.

Também se reconheceu a importância de promover a universalização de uma educação de qualidade, considerada um direito humano fundamental e inalienável, baseada nos princípios de equidade, igualdade, inclusão, participação, cooperação e respeito.

Foi anunciada na reunião a criação de um instituto de estudos científicos e culturais para os países árabes e sul-americanos, que terá sede em Tânger, no Marrocos.

Anfitrião do encontro, o Peru exibiu um conjunto de experiências bem-sucedidas sobre a incorporação das TIC ao ensino, assim como uma mostra fotográfica do programa Bolsa de estudos 18, um dos mais emblemáticos do governo de Ollanta Humala.

O bloco Aspa é integrado por Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Uruguai, Suriname e Venezuela.

Também o integram, pelo lado árabe, Marrocos, Tunísia, Líbia, Líbano, Palestina, Jordânia, Síria, Iraque, Kuwait, Bahrein, Catar, Omã, Iêmen, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Somália, Ilhas Comores, Djibuti, Sudão, Egito, Argélia e Mauritânia.

EFE   
Compartilhar
Publicidade