PUBLICIDADE

Mundo

Países árabes e da América do Sul debatem educação para desenvolvimento

4 out 2013 - 17h51
Compartilhar

Os países sul-americanos e árabes começaram nesta sexta-feira em Lima uma reunião para impulsionar medidas que tornem a educação uma via para a inclusão social e "uma alavanca" para o desenvolvimento, afirmou a ministra da Educação do Peru, Patricia Salas, ao inaugurar o encontro.

"Todos reconhecemos que, sem educação, não há desenvolvimento nem possibilidade de ter um futuro com progresso científico e com esperança de uma boa-vida para as gerações futuras", enfatizou Salas no início da II Reunião de Ministros de Educação da América do Sul e Países Árabes (ASPA).

O evento reúne na capital peruana ministros e delegados dos 12 países do bloco sul-americano e das 22 nações árabes para abrir um espaço de diálogo que buscará impulsionar a cooperação em temas educativos entre os blocos.

Salas disse que as regiões buscam ter uma educação de qualidade, tal como se demonstrou nas reuniões prévias ao encontro, onde se encontraram "pontos comuns e iniciativas" para o uso e a aplicação de tecnologias da informação e comunicação na educação.

Junto a Salas estiveram presentes representantes da Secretaria-Geral Adjunta e Chefe do Setor Social da Liga de Estados Árabes, Faeqa Alsaleh, e pelo diretor-geral da Organização Árabe para a Educação, Cultura e Ciência (Alecso), Abdullah Muhareb.

A ministra destacou que existe a proposta para a criação da Rede Educativa e Científica conjunta do ASPA e a implementação de programas de cooperação que propiciem o desenvolvimento do talento e a criatividade, sobretudo na educação técnica.

"São muitos os desafios que temos e agora o importante é avançar no acompanhamento e na concretização dentro dos prazos estabelecidos", manifestou.

O encontro de ministros foi preparado esta semana por delegações de analistas dos países participantes, e depois se celebrou uma plenária para buscar um consenso na agenda educativa e na Declaração de Lima, que será assinada hoje depois da reunião.

Os ministros também discutirão a implementação do plano de Ação Kuwait, que surgiu na I Reunião de Ministros de Educação ASPA em 2011.

Este plano promove a troca de experiências sobre métodos modernos para o ensino, a metodologia e a pedagogia, o uso das Tecnologias para a informação e comunicação (TIC), a cooperação em temas de educação superior e o estudo de idiomas como árabe, espanhol e português.

Durante a reunião, o Peru exibirá um conjunto de experiências bem-sucedidas sobre a incorporação das Tecnologias para a Informação e Comunicação (TIC) ao ensino, assim como uma mostra fotográfica do programa Bolsa de Estudos 18, um dos mas emblemáticos do governo de Ollanta Humala, que beneficia estudantes de destaque, mas com poucos recursos econômicos.

As autoridades de educação do Peru também têm programadas reuniões bilaterais com Arábia Saudita, Catar, Argélia e Marrocos.

Segundo os organizadores, a II Reunião de ministros de Educação do bloco ASPA será enclausurada hoje pelo primeiro-ministro peruano, Juan Jiménez.

O bloco é integrado pelos países sul-americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Uruguai, Suriname e Venezuela.

Também o integram os países árabes: Marrocos, Tunísia, Líbia, Líbano, Palestina, Jordânia, Síria, Iraque, Kuwait, Bahrein, Catar, Omã, Iêmen, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Somália, Comores, Djibuti, Sudão, Egito, Argélia e Mauritânia.

EFE   
Compartilhar
Publicidade