PUBLICIDADE

Oriente Médio

Zimbábue fez acordo para vender urânio ao Irã, diz jornal britânico

10 ago 2013 - 08h46
(atualizado às 09h45)
Compartilhar
Exibir comentários

O Zimbábue assinou um acordo secreto para fornecer ao Irã a matéria prima necessária para desenvolver uma bomba atômica, em violação às sanções internacionais, informou neste sábado o jornal londrino The Times. "Vi (um memorando de acordo) para exportar urânio aos iranianos", disse ao jornal o vice-ministro de Mineração do Zimbábue, Gift Chimanikire. O acordo, supostamente assinado no ano passado, provavelmente causará preocupação entre as capitais ocidentais.

O tema nuclear envenena há dez anos as relações do Irã com as grandes potências do chamado grupo 5+1 (China, Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Rússia e Alemanha), que suspeitam que Teerã utiliza seu programa nuclear civil como fachada para fabricar uma bomba atômica.

O país é alvo de várias rodadas de sanções da ONU e de um embargo petroleiro e financeiro dos Estados Unidos e da União Europeia, que provocam uma grave crise econômica no país. O presidente Robert Mugabe, que acaba de ser reeleito para um novo mandato de cinco anos, apoiou publicamente o programa nuclear do Irã.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade