PUBLICIDADE

Oriente Médio

Vulcão Villarrica entra em erupção no Chile e moradores são retirados

3 mar 2015 - 08h11
(atualizado às 11h29)
Compartilhar
Exibir comentários

O vulcão Villarrica, no Chile, entrou em erupção na madrugada desta terça-feira após 15 anos de inatividade, o que obrigou as autoridades a colocar em prática um plano de retirada preventiva da população dos arredores, informou o governo.

Erupção do vulcão Villarrica, no Chile. 03/03/2015
Erupção do vulcão Villarrica, no Chile. 03/03/2015
Foto: Lautaro Salinas / Reuters

O Villarrica iniciou uma fase de maior atividade por volta das 3h da madrugada (horário local) com uma potente explosão de cinzas e gases na atmosfera, junto com o lançamento de lava, em uma das regiões mais turísticas do país por suas belezas naturais.

Com a erupção do vulcão, o ministro do Interior, Rodrigo Peñailillo, informou que o governo retirou 3.385 pessoas das zonas de Villarrica, Pucón e Curarrehue.

O vulcão, um dos quatro mais ativos da América do Sul, fica 750 quilômetros ao sul de Santiago a uma altitude de 2.847 metros. Possui uma cratera de 200 metros de diâmetro, e entrou em erupção pela última vez em 2000.

O Chile possui a segunda maior e mais ativa rede de vulcões do mundo, atrás da Indonésia.

(Reportagem de Antonio de la Jara)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade