PUBLICIDADE

Oriente Médio

Novo presidente iraniano não deve mudar política nuclear, diz Netanyahu

Netanyahu disse que foi o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, e não o recém-eleito presidente Hassan Rohani, quem estabeleceu a política nuclear que vem sendo contestada

17 jun 2013 - 14h43
(atualizado às 15h20)
Compartilhar
Exibir comentários
Hassan Rohani, na primeira entrevista coletiva à imprensa após sua vitória nas eleições presidenciais iranianas
Hassan Rohani, na primeira entrevista coletiva à imprensa após sua vitória nas eleições presidenciais iranianas
Foto: AP

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse nesta segunda-feira que a eleição do Irã mostrou um descontentamento popular com o governo de Teerã, mas não deve provocar nenhuma mudança na política nuclear.

"A eleição iraniana reflete claramente uma profunda insatisfação do povo iraniano com seu regime, mas infelizmente não tem o poder de mudar as ambições nucleares do Irã", disse à Reuters Netanyahu em uma entrevista.

Netanyahu disse que foi o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, e não o recém-eleito presidente Hassan Rohani -um ex-negociador nuclear visto como moderado-, quem estabeleceu a política nuclear que vem sendo contestada por duras sanções econômicas e o prospecto de uma ação militar.

Ele pediu uma pressão internacional contínua sobre o Irã para conter os esforços nucleares que Israel e o Ocidente temem que visem o desenvolvimento de armas atômicas. O Irã diz que está enriquecendo urânio apenas para fins pacíficos.

Israel, que supostamente é a única potência atômica no Oriente Médio, deu sinais de que poderia tomar uma ação militar contra o Irã se sanções internacionais e a diplomacia não conseguirem provocar uma mudança em sua política nuclear.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade