PUBLICIDADE

Oriente Médio

Vivendo em tenda no Líbano, refugiado sírio vende frutas para sobreviver

Confira o depoimento de Majed Hamadi, que fugiu da guerra civil em seu país

19 set 2013 - 10h54
(atualizado às 12h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Refugiado sírio enfrenta drama para sobreviver em outro país:

Majed Hamadi vive em uma tenda em um terreno próximo à fronteira libanesa desde que fugiu da Síria. Tem 31 anos e quatro filhos. Os menores ficam com a mãe, na tenda. Os outros dois frequentam as aulas de uma ONG que ajuda os filhos dos refugiados sírios. Seus outros 14 irmãos também vivem no mesmo terreno. 

A tenda recebeu uma nova moradora nas últimas semanas: sua cunhada, que fugiu de uma cidade ao norte de Damasco. Pagou US$ 500 para atravessar a fronteira ilegalmente. Sem documentos, Majed não pode ser cadastrado como refugiado para receber ajuda internacional. Ele conta que, para sobreviver, trabalha em uma pequena plantação de frutas e verduras. Cinco vezes por semana recolhe a pequena produção para vender nas ruas.

Quando pergunto se ele pensa no futuro, a resposta é seca. "Vivo um dia de cada vez. Sem planos para o futuro", diz. E quando falamos de seu país, se espera retornar, sem dúvidas responde: "Sim. Síria".

Veja fotos de Majed Hamadi e sua família
Foto: Rafael Belincanta / Especial para Terra
Foto: Rafael Belincanta / Especial para Terra
Foto: Rafael Belincanta / Especial para Terra
Foto: Rafael Belincanta / Especial para Terra
Foto: Rafael Belincanta / Especial para Terra

Guerra civil em fotos Conteúdo exclusivo
AFP AFP

O Terra compilou alguns dos principais materiais fotográficos disponibilizados ao longo destes mais de dois anos de guerra na Síria. Cada imagem leva a uma galeria que conta um episódio específico ou remete a uma situação importante do conflito.

Acompanhe a cobertura exclusiva do Terra através dos jornalistas Tariq Saleh e Mauricio Morales. Sediado no Líbano, Saleh conversou com sírios, visitou refugiados e ouviu analistas. Enviado especial, Morales passou dias com rebeldes.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade