PUBLICIDADE

Oriente Médio

Violência no Iraque deixa dez mortos no Iraque

25 mai 2013 - 16h16
(atualizado em 27/5/2013 às 15h17)
Compartilhar

Dez pessoas morreram neste sábado no Iraque em dois atentados, um contra soldados e outro contra peregrinos xiitas iranianos, indicaram fontes médicas e de segurança.

Na província de Al-Anbar, cerca de 160 km a oeste de Bagdá, cinco soldados morreram na explosão de uma bomba na passagem de seu comboio.

Ao norte da capital iraquiana, na estrada que liga Balad a Samarra, um carro-bomba explodiu na passagem de um ônibus que transportava peregrinos xiitas iranianos. Cinco pessoas morreram e 19 ficaram feridas, em sua maioria peregrinos.

Na segunda, um ataque cometido na mesma estrada, também contra peregrinos iranianos, havia matado oito pessoas.

Os peregrinos atingidos neste sábado estavam em viagem para Samarra, onde fica localizado um mausoléu xiita.

Em fevereiro de 2006, um atentado contra esse monumento marcou o início das hostilidades em uma onda violência sem precedentes, desencadeando confrontos envolvendo milícias xiitas e sunitas e as forças de ocupação estrangeiras.

O Iraque é um local de peregrinação muito visitado por muçulmanos xiitas de todo o mundo, em particular, por iranianos.

Najaf, ao sul de Bagdá, abriga o mausoléu do imã Ali, enquanto Kerbala, na mesma região, acolhe o do imã Hussein, neto do profeta Maomé, morto em 680.

Os insurgentes sunitas, incluindo a Al-Qaeda no Iraque, consideram apóstatas os xiitas, majoritários no Iraque.

A violência avançou desde o início do ano no Iraque. Em maio, mais de 430 pessoas perderam a vida em atentados que suscitaram o temor de um retorno ao conflito religioso de 2006-2007. Na época, a violência deixava mais de mil mortos por dia.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade