PUBLICIDADE

Oriente Médio

Violência no Iraque deixa 13 mortos

1 mai 2013 - 12h04
(atualizado às 12h08)
Compartilhar

Pelo menos treze pessoas morreram nesta quarta-feira em episódios de violência no Iraque, incluindo quatro homens que combatiam a Al-Qaeda, atingidos por um atentado suicida no momento em que recebiam seus salários, segundo autoridades.

O terrorista suicida detonou seu colete com explosivos diante de uma delegacia de polícia em Fallujah, a oeste de Bagdá, onde estavam reunidos os membros das milícias Sahwa que lutam ao lado das forças do governo contra a rede extremista Al-Qaeda, indicou o tenente-coronel Khaled Yasser al-Jmaili.

A explosão matou cinco pessoas, sendo um policial e quatro milicianos, e feriu outras 15, acrescentou.

Em Bagdá, três pessoas morreram e dez ficaram feridas na explosão de um carro-bomba em Al-Husseiniyeh, um bairro do leste da capital, indicou um coronel da polícia.

Perto de Ramadi, capital da província sunita de Anbar (oeste), três policiais, incluindo um oficial, perderam a vida em um atentado com carro-bomba, anunciaram o capitão da polícia, Marwan Dulaimi, e uma fonte médica. Outros dois policiais morreram em um atentado contra um posto de controle perto de Tikrit, ao norte de Bagdá.

O Iraque é sacudido há mais de uma semana por uma onda de violência que deixou mais de 240 mortos.

Os recentes atos violentos suscitam temores de uma volta do conflito confessional aberto no país, a exemplo dos confrontos sangrentos que custaram a vida de dezenas de milhares de pessoas entre 2006 e 2007 ocorridos após a invasão americana em 2003.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade