PUBLICIDADE

Oriente Médio

Violência no Golã é provocação iraniana, diz Israel

15 mai 2011 - 14h54
(atualizado às 15h11)
Compartilhar

Um porta-voz das Forças Armadas de Israel qualificou de "provocação iraniana" a tentativa de manifestantes árabes provenientes da Síria de entrar no território do Estado judaico nas Colinas do Golã.

 Fotógrafo é ferido durante ação da polícia israelense para reprimir protestos de palestinos, em Jeruslalém
Fotógrafo é ferido durante ação da polícia israelense para reprimir protestos de palestinos, em Jeruslalém
Foto: AFP

"Milhares de pessoas chegaram à fronteira e alguns cruzaram a Majdel Shams. Os soldados mantêm um confronto com os manifestantes, que estão atirando pedras", declarou o porta-voz militar, general Yoav Mordejai, para quem a situação decorre de "uma provocação iraniana", informou o serviço de notícias israelense Ynet.

Segundo essa fonte, quatro manifestantes, aparentemente refugiados palestinos residentes na Síria, morreram por disparos israelenses e dois dos corpos foram entregues às autoridades sírias, enquanto os outros dois seguem em território israelense.

O Exército indicou em comunicado que dezenas de pessoas ficaram feridas nos distúrbios e foram levados a um hospital próximo. Os distúrbios ocorrem em meio às manifestações por ocasião do Dia da Nakba (Catástrofe), data em que os palestinos lembram o exílio e o trauma que representou para eles a criação do Estado de Israel em 1948.

EFE   
Compartilhar
Publicidade