PUBLICIDADE

Oriente Médio

Vinte uma pessoas morrem acidentalmente em aula sobre ataque suicida no Iraque

Professor teria acionado sem querer o cinto cheio de explosivos que usava durante a aula. Doze insurgentes foram presos quando tentavam fugir do local

11 fev 2014 - 10h41
(atualizado às 10h54)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Civis limpam local onde um carro-bomba explodiu, no centro de Bagdá, na quarta-feira, 5. Carros-bomba são principal arma usada pelos grupos extremistas no país</p>
Civis limpam local onde um carro-bomba explodiu, no centro de Bagdá, na quarta-feira, 5. Carros-bomba são principal arma usada pelos grupos extremistas no país
Foto: AP

Um ‘professor’ jihadista do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) dava uma aula sobre bombas aos seus alunos radicais vestindo um cinto carregado de explosivos, quando acionou sem querer o dispositivo, matou vinte uma pessoas e deixou quinze feridos na província de Samara, norte de Bagdá.

As autoridades foram alertadas sobre o acidente e se dirigiram ao local, onde doze insurgentes feridos foram presos quando tentavam fugir.

O acidente fatal entre membros do grupo extremista que domina a insurgência sunita no país aconteceu no mesmo dia em que o presidente sunita do Parlamento iraquiano, considerado um traidor pelo grupo, escapou de um atentado na cidade de Mosul, no norte do Iraque.

Carros-bomba são a principal arma usada por este grupo terrorista, com explosões coordenadas e número alto de mortalidade por todo o país.

Os eventos ressaltam a determinação dos insurgentes para reconstruir e recuperar a força que tinham no Iraque no auge da guerra – o que durou até que as tribos sunitas, apoiadas pelos EUA, tenham se voltado contra eles.

Os militantes estão lutando pelo controle de áreas no Iraque ocidental, o que testa a capacidade do governo, de maioria xiita, em manter a segurança do país após a retirada das tropas norte-americanas, há dois anos.

(Com informações da AP)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade