PUBLICIDADE

Oriente Médio

Vídeo mostra militar israelense humilhando palestina detida

5 out 2010 - 08h18
(atualizado às 09h01)
Compartilhar

Um novo vídeo, que mostra um soldado de Israel dançando ao som de música árabe ao redor de uma palestina algemada e com os olhos vendados, pôs outra vez em evidência o tratamento dispensado pelos militares israelenses aos palestinos detidos.

No vídeo, o soldado israelense dança ao redor de uma palestina algemada e com os olhos vendados
No vídeo, o soldado israelense dança ao redor de uma palestina algemada e com os olhos vendados
Foto: AFP

As imagens, que foram divulgadas pelo canal de televisão israelense 10 e vários portais de informação, podem ser vistas em www.youtube.com/watch?v=++pxFlmXbzY++3I.

O vídeo reabre o debate em Israel sobre a falta de respeito com detidos palestinos, e sua divulgação acontece poucos meses depois do escândalo provocado pela publicação no Facebook de fotos nas quais a soldado na reserva Eden Abergil posava de forma descontraída junto a palestinos algemados e com os olhos vendados.

Na ocasião, o Exército israelense criticou duramente as imagens e a militar, e indicou que era um caso excepcional que contradizia os valores das Forças de Defesa de Israel.

Organizações israelenses defensoras dos direitos humanos, como a ONG de ex-militares "Rompendo o Silêncio", insiste, no entanto, que este tipo de comportamento é usual entre os soldados.

EFE   
Compartilhar
Publicidade