PUBLICIDADE

Oriente Médio

Vice-presidente sunita do Iraque recebe terceira condenação à morte à revelia

4 nov 2012 - 13h58
Compartilhar

O vice-presidente sunita do Iraque, Tareq al Hashemi, que está foragido na Turquia, foi condenado à morte neste domingo pela terceira vez em seu país por crimes de terrorismo.

A sentença, do Tribunal Penal Central do Iraque, não afeta apenas Hashemi, mas também o chefe de seu escritório e cunhado, Ahmad al Qatan, por seu envolvimento em um atentado com carro-bomba que teve como alvo peregrinos xiitas no ano passado, explica em comunicado o porta-voz da Suprema Corte, Abdelsatar al Birqdar.

A primeira decisão judicial contra Hashemi e Qatan foi ditada no último dia 9 de setembro pelas acusações de assassinato de uma advogada e de um oficial da segurança nacional e sua esposa.

No dia 1º de novembro, foram sentenciados de novo à pena capital depois que o tribunal os considerou culpados de ordenar seus guarda-costas a colocar uma bomba no veículo de um oficial.

Após a primeira condenação, Hashemi, que é ainda vice-presidente do Iraque, considerou como uma "honra" a pena de morte.

"É uma prova da minha inocência. É o preço que querem que pague pelo meu amor a meu país", disse na ocasião em entrevista coletiva na Turquia.

Além disso, afirmou que a sentença de morte não lhe impedirá de continuar seu trabalho como vice-presidente do Iraque, um cargo que desempenha por decisão do Parlamento e do qual não foi formalmente cassado.

Este caso remonta ao último dia 19 de dezembro, quando as autoridades iraquianas emitiram uma ordem de detenção contra ele por delitos de terrorismo, o que desencadeou uma crise política em meio a uma escala de atentados, dirigidos em sua maioria contra alvos xiitas e forças de segurança.

EFE   
Compartilhar
Publicidade