PUBLICIDADE

Oriente Médio

Veja um ano da proclamação do 'Califado' do Estado Islâmico

29 jun 2015 - 15h42
Compartilhar
Exibir comentários

Desde a proclamação do "califado" no dia 29 de junho de 2014, há exatamente um ano, o grupo Estado Islâmico (EI) estendeu seu poder territorial na Síria e no Iraque e conseguiu a adesão de muitos grupos na África e na Ásia.

- 29 de junho de 2014: Os jihadistas do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL), que combatem no Iraque e na Síria, anunciam a criação de um califado islâmico nas regiões conquistadas nos dois países.

O grupo passa a se chamar Estado Islâmico e designa como califa o iraquiano Abu Bakr Al Bagdadi.

Anteriormente haviam conquistado a cidade de Mossul, a segunda mais importante do Iraque, e vários territórios limítrofes com o Curdistão iraquiano autônomo, provocando a fuga de dezenas de milhares de cristãos e yazidis.

Em janeiro de 2015, os jihadistas conquistam a cidade síria de Raqa, que se converte na capital do califado.

- 5 de julho de 2014: Bagdadi aparece pela primeira vez em público e convoca todos os muçulmanos a obedecê-lo, segundo um vídeo divulgado por sites jihadistas.

- 8 de agosto de 2014: No Iraque, os Estados Unidos lançam ataques aéreos contra posições jihadistas, envolvendo-se militarmente pela primeira vez de forma direta desde a retirada de suas tropas, no fim de 2011.

No início de setembro, o presidente americano, Barack Obama, promete vencer o EI com uma grande coalizão internacional. No dia 23 de setembro lança seus primeiros ataques aéreos contra o grupo na Síria.

- 19 de agosto de 2014: O EI divulga imagens da decapitação de um jornalista americano sequestrado na Síria em represália pelos ataques aéreos dos Estados Unidos.

Desde esta data o EI executa outros reféns e é acusado de semear o terror nos territórios que controla através de decapitações e apedrejamentos.

- 26 de janeiro de 2015: O EI é derrotado em Kobane, cidade curda da Síria situada na fronteira com a Turquia. Após quatro meses de violentos combates, as forças curdas apoiadas pela aviação americana expulsam os jihadistas da cidade.

- 31 de março de 2015: As forças armadas do Iraque, apoiada pelas milícias xiitas, retomam o controle de Tikrit.

- 21 de maio de 2015: Os jihadistas do EI se amparam da cidade de Palmira, no centro da Síria, quatro dias depois de terem conquistado Ramadi, capital da província iraquiana de Al-Anbar. Estas duas vitórias lhe permitem ampliar sua zona de influência a ambos os lados da fronteira.

- 16 de junho de 2015: As Unidades de Proteção Popular (YPG), as forças armadas dos curdos da Síria, recuperam Tall Abyad, uma cidade fronteiriça com a Turquia nas mãos do EI e local de trânsito de armas e homens para o grupo jihadista.

- 25 e 26 de junho de 2015: o EI lança um ataque surpresa em Kobane e seus arredores, matando mais de 200 civis em 48 horas. No dia 27 de junho as forças curdas expulsam os jihadistas da cidade.

- 26 de junho de 2015: 38 pessoas morrem em um ataque reivindicado pelo EI contra um hotel de turistas estrangeiros na Tunísia.

No Kuwait um atentado do Estado Islâmico contra uma mesquita xiita provoca a morte de 26 pessoas.

Desde junho de 2014, o EI também ganhou espaço na Líbia, onde se amparou da cidade de Sirte, a leste da capital, Trípoli.

Desde a proclamação do "califado", vários grupos armados islamitas de vários países se declararam leais ao Estado Islâmico.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade