PUBLICIDADE

vc repórter: Curitiba tem ato de solidariedade à Palestina

A marcha partiu das escadarias da Universidade Federal do Paraná, na praça Santos Andrade e seguiu até as imediações da praça General Osório

1 ago 2014 - 17h44
(atualizado às 17h48)
Compartilhar
Exibir comentários

Um grupo com cerca de 500 pessoas - segundo os organizadores - se reuniu no início da tarde desta sexta-feira no centro de Curitiba, capital do Paraná, em um ato de solidariedade ao povo palestino. A marcha, com início previsto para as 12h, partiu das escadarias da Universidade Federal do Paraná, na praça Santos Andrade, e seguiu até as imediações da praça General Osório, na chamada Boca Maldita.

Siga o vc repórter no Twitter

O ato Paz em Gaza! Repudiamos o Genocídio do Povo Palestino foi organizado pelo Facebook. “A cada bomba lançada sobre Gaza morre junto com as crianças palestinas um pedaço da humanidade de cada um de nós. Indo às ruas na sexta-feira agora, ao meio-dia, para denunciar isto, pelo menos, ‘nos manteremos humanos’”, diz parte do texto postado na rede social.

Descendentes de palestinos, representantes culturais e da religião muçulmana, além de idosos e adolescentes percorreram o calçadão da rua XV de Novembro. Com cartazes e faixas, eles demonstravam apoio e pediam liberdade e soberania à Palestina. “Curitiba abraça a Palestina”, “Paz com Justiça” e “Parem com esse genocídio” eram algumas das mensagens carregadas pelos participantes.

Alguns pediam ainda a presidente Dilma Rousseff a quebra do acordo comercial com Israel pelo bem do Estado Palestino.

De acordo com a Polícia Militar, que acompanhou a passeata, o ato começou com cerca de 40 pessoas e foi pacífico. Pro volta das 17h30, 10 pessoas ainda permaneciam na praça General Osório. 

Entenda o conflito

Historicamente conhecida pela disputa entre Israel e Palestina, a Faixa de Gaza voltou a ser alvo de violência em junho deste ano quando ocorreu o sequestro e assassinato de três jovens judeus na Cisjordânia. O ataque foi atribuído ao Hamas, mas o grupo não assumiu a autoria da ação. Dias depois, um jovem palestino foi morto em Jerusalém, por extremistas judeus.

Até o dia 31 de julho, após 24 dias de conflito, o número de mortos entre os palestinos chegou a 1.435 e mais 8.100 feridos, em sua grande maioria civis. Do lado israelense, 56 soldados e três civis morreram.

Faixa de Gaza: entenda o conflito Faixa de Gaza: entenda o conflito

Conheça um pouco mais sobre essa região, que tem um quarto do tamanho do município de São Paulo, mas uma enorme importância para a história do Oriente Médio.

O leitor Célio Borba, de Curitiba (PR), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade