PUBLICIDADE

Oriente Médio

Vaticano nega acesso de Israel a texto de acordo com a ANP

Documento formaliza as relações entre Vaticano e Palestina

7 jul 2015 - 17h28
Compartilhar
Exibir comentários
Documento implica no reconhecimento oficial por parte do Vaticano da Palestina como um Estado
Documento implica no reconhecimento oficial por parte do Vaticano da Palestina como um Estado
Foto: Getty Images

O Vaticano recusou o pedido de Israel para ter acesso ao texto do acordo assinado com a Autoridade Nacional Palestina (ANP) no último dia 26 de junho.

A informação é do jornal Haaretz, que cita uma fonte ligada ao governo israelense. Firmado entre o ministro das Relações Exteriores palestino, Riyad al Maliki, e o secretário para as Relações com os Estados da Santa Sé, Paul Gallagher, o pacto é resultado de uma negociação de 15 anos e formaliza as relações entre os dois lados.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Entre outras coisas, o documento implica no reconhecimento oficial por parte do Vaticano da Palestina como um Estado. Após a assinatura, o Ministério das Relações Exteriores de Israel criticou o acordo e disse que ele "prejudica as perspectivas de fazer avançar um tratado de paz e os esforços internacionais para convencer a Autoridade Nacional Palestina a retornar às negociações diretas" com o país.

Já o secretário de Estado da Santa Sé, Pietro Parolin, rebateu que o documento tem justamente como objetivo contribuir de "maneira concreta para permitir que os dois povos tenham um próprio Estado e possam viver com fronteiras seguras e internacionalmente garantidas".

As principais notícias da manhã no Brasil e no mundo (07/07):
Fonte: ANSA Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade