PUBLICIDADE

Oriente Médio

Uso de armas químicas na Síria infringe lei internacional, diz Otan

14 jun 2013 - 09h13
(atualizado às 09h26)
Compartilhar

O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, disse nesta sexta-feira que o mundo deixou claro que qualquer uso de armas químicas na Síria é inaceitável e representa uma violação do direito internacional.

"Este é... um assunto de grande preocupação", disse ele a jornalistas depois de uma reunião em Bruxelas com o primeiro-ministro moldavo, Iurie Leanca. "A comunidade internacional já deixou claro que qualquer uso de armas químicas é completamente inaceitável e uma violação clara da lei internacional".

A Casa Branca disse na quinta-feira que as agências de inteligência dos Estados Unidos concluíram que as forças do presidente sírio, Bashar al-Assad, usaram armas químicas em pequena escala contra os rebeldes na guerra civil da Síria.

Rasmussen saudou a "afirmação clara dos EUA", mas não mencionou qualquer resposta específica da Otan sobre o assunto. A Otan enviou baterias antimísseis Patriot para a Turquia, país membro da Otan vizinho à Síria, mas Rasmussen tem dito repetidamente que a aliança ocidental não tem intenção de intervir militarmente na guerra civil da Síria.

Rasmussen afirmou ser urgente para o governo sírio conceder acesso a Organização das Nações Unidas para investigar todas as denúncias de uso de armas químicas.

Ele disse que ainda acreditava que o caminho certo a seguir é uma solução política. Rasmussen pediu ao governo sírio e à oposição para participarem de uma conferência internacional planejada pelos Estados Unidos e Rússia e apelou a todas as partes a "parar o derramamento de sangue imediatamente."

(Por Adrian Croft)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade