PUBLICIDADE

Oriente Médio

UE aguarda consentimento da Líbia para missão sobre imigrantes, dizem diplomatas

3 jun 2015 - 19h11
Compartilhar
Exibir comentários

Os trabalhos sobre uma resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas para autorizar uma missão naval da União Europeia a fim de conter os perigosos fluxos de imigrantes no Mediterrâneo foram colocados em espera até que a Líbia dê seu consentimento para a operação, disseram diplomatas nesta quarta-feira.

Imigrantes são detidos por autoridades líbias em Trípoli, na Líbia, em maio. 17/05/2015
Imigrantes são detidos por autoridades líbias em Trípoli, na Líbia, em maio. 17/05/2015
Foto: Hani Amara / Reuters

O bloco de 28 países quer capturar contrabandistas e desmantelar seus barcos a fim de lidar com o crescente número de imigrantes que fogem da guerra e da pobreza na África e no Oriente Médio. Mas precisa do consentimento líbio e também quer autorização da ONU para operar em águas e áreas costeiras do território da Líbia.

Membros europeus do Conselho de Segurança, como Grã-Bretanha, França, Lituânia e Espanha, estão traçando uma resolução para aprovar a operação sob o Capítulo 7 da Carta da ONU, que permite o uso da força. O conselho tem um total de 15 países membros.

Um alto diplomata da ONU disse que os trabalhos sobre a resolução foram "paralisados" até que fique "claro de que haverá consentimento líbio".

"É um requerimento crucial para a resolução na configuração atual e para a missão como atualmente contemplada", disse ele, falando sob condição de anonimato. "É um processo que se tornou mais longo do que o esperado. É, no entanto, um processo construtivo", acrescentou.

Outro diplomata graduado da ONU confirmou que os trabalhos sobre a resolução foram colocados em espera.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade