PUBLICIDADE

Oriente Médio

Turquia vai retirar parte de seus capacetes azuis do Líbano

10 ago 2013 - 14h58
(atualizado às 15h53)
Compartilhar
Exibir comentários

A Turquia irá retirar uma parte de suas tropas do contingente de Capacetes Azuis da Força Provisória das Nações Unidas no Líbano (Finul), anunciaram neste sábado fontes em Ancara, uma decisão vinculada ao sequestro de dois pilotos turcos neste país na sexta-feira.

"Cerca de 250 pessoas do corpo de engenheiros militares já não estarão ativas em breve na Finul", declarou à AFP uma fonte diplomática que pediu o anonimato.

Na sexta-feira, dois pilotos da companhia aérea Turkish Airlines foram sequestrados por homens armados em Beirute. Este sequestro estaria relacionado ao rapto na Síria, provavelmente por um grupo rebelde, de nove libaneses xiitas que iam visitar o túmulo de um imã em maio de 2012.

Suas famílias pediam há semanas que a Turquia utilizasse sua influência com os rebeldes sírios para libertá-los. As fontes turcas e da ONU afirmaram, no entanto, que esta decisão de retirada havia sido tomada muito antes dos acontecimentos de sexta-feira.

"No dia 6 de agosto, o departamento de operações de manutenção de paz nos informou que o governo turco decidiu retirar a unidade turca de engenheiros militares da Finul", indicou à AFP o porta-voz da força provisória, Andrea Tenenti.

A Finul foi mobilizada no sul do Líbano em 1978 após a invasão do país por Israel no mesmo ano. Atualmente, conta com um contingente de 13 mil pessoas de diferentes países.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade