PUBLICIDADE

Oriente Médio

Turquia proíbe tatuagens e piercings nas escolas

28 set 2014 - 15h48
(atualizado às 15h50)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo turco proibiu que os estudantes do país usem tatuagens e piercings nas escolas, uma medida considerada repressora e inaplicável pela oposição, segundo afirmou a imprensa turca neste domingo. As tatuagens, mal vistas pelos conservadores turcos, são muito populares entre a juventude urbana, inclusive entre os adolescentes.

<p>Presidente turco, Tayyp Erdogan, j&aacute; criticou a tatuagem de um jogador de futebol no pa&iacute;s</p>
Presidente turco, Tayyp Erdogan, já criticou a tatuagem de um jogador de futebol no país
Foto: Umit Bektas / Reuters

A medida foi anunciada depois da controvertida decisão do governo islamista de permitir que as meninas usem o véu nas escolas. A iniciativa foi muito criticada na Turquia pelos defensores do Estado laico, uma das bases da República fundada em 1923 por Mustafa Kemal Atatürk.

A nova medida, publicada no diário oficial da Turquia no sábado, também proíbe a pintura de cabelos, a maquiagem e, no caso dos meninos, o uso de barba ou bigote.

Com estas iniciativas, o governista Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), co-fundado pelo presidente Recep Tayyip Erdogan, tenta restaurar valores conservadores na Turquia, o que seus opositores denunciam como uma tentativa de islamizar o país.

Veli Demir, chefe de um sindicato do setor de educação, o Egitim Is, denunciou a última medida como inaplicável, na medida em que as tatuagens não podem ser retiradas como se fossem peças de roupa. "O que vão fazer, arrancar suas peles?", perguntou o líder sindical.

"O que acontecerá com quem já tem tatuagem? Isso não é uma decisão própria de uma pessoa razoável", acrescentou. Segundo ele, essa é "uma decisão tomada por uma mente repressiva".

Ismail Koncuk, líder de outro sindicato da educação, Egitim Sen, disse que a medida se aplicará somente aos alunos que queiram fazer uma tatuagem.

Erdogan deixou claro que, pessoalmente, não gosta de tatuagem. Em julho, criticou uma feita no braço de um jovem jogador de futebol. "Que os estrangeiros não te enganem", disse o presidente a Berk Yildiz, do Galatasaray. "Que não aconteça, mas no futuro isso pode virar inclusive um câncer de pele", disse Erdogan.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade