PUBLICIDADE

Oriente Médio

Turquia liberta pássaro acusado de espionar para Israel

26 jul 2013 - 15h55
(atualizado às 16h28)
Compartilhar
Exibir comentários
Ave foi lebertada depois que exames de raio-x mostraram que ela não carregava nenhum equipamento de vigilância
Ave foi lebertada depois que exames de raio-x mostraram que ela não carregava nenhum equipamento de vigilância
Foto: AP

Autoridades turcas detiveram um pássaro sob suspeita de que ele estivesse espionando para Israel, mas o libertaram depois que exames de raio-x mostraram que a ave não carregava nenhum equipamento de vigilância, disseram jornais nesta sexta-feira.

O falcão levantou suspeitas por causa de um anel de metal em seu pé que trazia as palavras "24311 Tel Avivunia Israel", levando moradores da vila de Altinayva a entregá-lo ao governo local.

O pássaro foi colocado numa máquina de raio-x de um hospital universitário para checar se ele estava com microchips ou dispositivos de grampo, segundo o jornal Milliyet, que trouxe em sua primeira página a imagem do radiograma com as palavras "Agente Israelense".

As relações entre Israel e Turquia, aliados militares de longa data, estão tensas desde maio de 2010, quando militares israelenses mataram nove ativistas turcos que estavam a bordo de um navio que tentava romper o bloqueio à Faixa de Gaza.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade