PUBLICIDADE

Oriente Médio

Turquia inicia distribuição de ajuda na fronteira com a Síria

18 ago 2012 - 12h48
(atualizado às 13h06)
Compartilhar

A Turquia começou a distribuir alimentos e ajuda humanitária para sírios na fronteira entre os dois países em um momento em que o agravamento do conflito na Síria faz com que a distribuição de auxílio no país seja cada vez mais difícil, afirmou uma agência turca que atua em desastres e emergências neste sábado.

A medida coincide com um aumento acentuado no número de sírios que fogem dos combates no levante contra o presidente sírio Bashar al-Assad, que já dura 17 meses. O total de refugiados sírios na Turquia já soma quase 70 mil e desafia a capacidade turca em lidar com a situação.

A situação humanitária na Síria tem se deteriorado com a escalada dos conflitos, e já está havendo o corte do fornecimento de alimentos, cuidados médicos e outras assistências para civis, afirmam agências de ajuda humanitária.

Mais de 170 mil sírios já foram registrados em países vizinhos --Iraque, Jordânia, Líbano e Turquia-- de acordo com a agência de refugiados da ONU.

Cerca de 1,2 milhão de pessoas estão desabrigadas na Síria. Muitas delas têm que se alojar em escolas ou outros prédios públicos, segundo informações do coordenador regional de alívio humanitário da ONU.

Um surto de diarréia começou a assolar a zona rural de Damasco, devido a uma contaminação da fonte de abastecimento de água pelo esgoto, afirmou a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Montar novos campos e atender às necessidades dos refugiados deve custar cerca de 300 milhões de liras turcas (167 milhões de dólares), disse a agência turca de administração de desastres e emergências AFAD.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade