PUBLICIDADE

Oriente Médio

Turquia diz que ataques de Israel na Síria são inaceitáveis

7 mai 2013 - 08h09
(atualizado às 09h12)
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, condenou nesta terça-feira os recentes ataques israelenses em território sírio. Segundo Erdogan, as ações de Israel são "inaceitáveis" por favorecerem o regime sírio de Bashar al-Assad, de quem o premiê turco é crítico ferrenho. As informações são da rede de notícias CNN. 

"O ataque aéreo israelense em Damasco (capital da Síria) é inaceitável. Nenhuma análise racional, nenhuma razão pode justificar a operação. Estes ataques são uma moeda de barganha, uma oportunidade entregue em uma bandeja de prata nas mãos de Assad, do ilegítimo regime sírio", disse Erdogan. 

"Usando o ataque de Israel como uma desculpa, ele está tentando encobrir o genocídio em Banias", disse. Erdogan estava se referindo a uma cidade costeira da Síria, onde ativistas contrários ao governo disseram que pelo menos 62 pessoas foram mortas por combatentes aliados a Assad no fim de semana.

Israel conduziu dois ataques na Síria no final da semana passada, segundo confirmou à CNN uma autoridade americana. Um dos ataques teve como alvo um depósito de armas que abrigaria mísseis e outro atingiu um centro de pesquisa. A justificativa para o ataque seria a preocupação israelense com a transferência de armas do Irã para o grupo militante Hezbollah, sediado no Líbano, através do território sírio. 

Logo após os ataques, o governo sírio tentou atrelar a operação como apoio israelense aos rebeldes, a quem chama de terroristas, como forma de atacar a legitimidade da oposição. Israel é considerado inimigo pelas duas partes envolvidas na guerra civil síria. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade