PUBLICIDADE

Oriente Médio

Turquia derruba caça russo que violou seu espaço aéreo

24 nov 2015 - 06h59
(atualizado às 08h47)
Compartilhar
Exibir comentários
Imagens mostram aeronave russa derrubada pela Turquia :

A força aérea da Turquia derrubou nesta terça-feira (24) um caça-bombardeiro, aparentemente do modelo Mig-23, perto da fronteira com a Síria, que violou o espaço aéreo turco, informou o jornal "Hürriyet".

Siga Terra Notícias no Twitter

O avião caiu em território sírio, a poucos quilômetros da fronteira com a província turca mediterrânea de Hatay.

Um dos dois pilotos morreu, enquanto o outro foi capturado por militantes turcomanos na Síria, um dos grupos de oposição ao regime de Bashar al Assad, segundo informou a emissora "CNNTÜRK" citando fontes locais.

Turquia abateu aeronave por ter violado espaço aéreo do país e não ter respondido às diversas advertências
Turquia abateu aeronave por ter violado espaço aéreo do país e não ter respondido às diversas advertências
Foto: Getty Images

Um vídeo divulgado pela emissora turca "HABER TÜRK TV" mostra claramente a imagem de um caça em chamas que cai sobre uma mata.

Cerca de 20 minutos depois da divulgação da informação, a presidência da Turquia confirmou que o caça-bombardeiro era um Su-24 pertencente à Força Aérea da Rússia.

O governo da Turquia deixou claro que a aeronave foi abatida porque violou seu espaço aéreo e não respondeu às diversas advertências turcas.

Moscou, no entanto, negou a invasão ao espaço aéreo da Turquia.

Trata-se do primeiro avião perdido pelo grupo da Força Aérea da Rússia que bombardeia posições de organizações terroristas na Síria desde o último dia 30 de setembro.

A Turquia denunciou várias violações russas de seu espaço aéreo e alertou que derrubaria os aviões que voltassem a entrar sem autorização no território turco.

Na época, a Rússia reconheceu os incidentes e os atribuiu às más condições meteorológicas na região da base aérea de Jmeimim, usada pela Força Aérea do país na operação na Síria. Além disso, afirmou que o local está a apenas 30 quilômetros da fronteira sírio-turca.

A Turquia, que se opõe à intervenção militar russa na Síria, pediu o estabelecimento de uma área de exclusão aérea na fronteira entre os dois países e disse que levará o caso à Otan e à ONU.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade