PUBLICIDADE

Oriente Médio

Turquia convoca embaixador do Brasil após Senado reconhecer genocídio de armênios

8 jun 2015 - 17h50
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério das Relações Exteriores da Turquia afirmou nesta segunda-feira que convocou seu embaixador no Brasil para consulta, depois que o Senado aprovou um voto de solidariedade ao povo armênio, em que reconhece como genocídio o massacre de armênios na Turquia, durante a Primeira Guerra Mundial.

O ministério também convocou o embaixador do Brasil em Ancara, em 3 de junho, devido ao assunto, disse a pasta em um comunicado enviado por email.

A Turquia reconhece que armênios cristãos morreram durante o levante da Primeira Guerra Mundial, mas rejeita declarações ou legislação de governos estrangeiros que classificam as mortes como genocídio.

"Vemos a decisão do Senado brasileiro que distorce a realidade como irresponsável e a condenamos", disse o Ministério das Relações Exteriores turco.

Os armênios, duas dezenas de países e a maioria dos estudiosos ocidentais consideram os assassinatos como genocídio.

O Senado aprovou na terça-feira voto de solidariedade ao povo armênio. "Ao aprovar requerimento dos senadores Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e José Serra (PSDB-SP), o Senado presta homenagem às vítimas e reconhece a contribuição para a formação econômica, social e cultural do Brasil de milhares de brasileiros descendentes de refugiados", informou a Agência Senado.

(Reportagem de Ayla Jean Yackley)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade