PUBLICIDADE

Oriente Médio

Turquia: atentado deixa mortos em frente à embaixada dos EUA

1 fev 2013 - 09h46
(atualizado às 17h09)
Compartilhar
Exibir comentários

Um homem-bomba matou nesta sexta-feira um segurança turco na embaixada dos Estados Unidos em Ancara, capital da Turquia, ao se explodir na porta de uma entrada lateral do edifício, espalhando fumaça e destroços pela rua. O primeiro-ministro da Turquia, Tayyip Erdogan, disse ao vivo na TV turca que se tratou de um ataque suicida e pediu um esforço global para combater "elementos terroristas."

Equipes de emergência socorrem vítimas de uma explosão em frente à embaixada dos Estados Unidos em Ancara
Equipes de emergência socorrem vítimas de uma explosão em frente à embaixada dos Estados Unidos em Ancara
Foto: AP

Os Estados Unidos confirmaram que se tratou de um atentado. "Podemos confirmar uma explosão terrorista em um posto de controle nos arredores do complexo de nossa embaixada em Ancara, Turquia, à 01h13 local", disse a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland, em um comunicado. "Estamos trabalhando conjuntamente com a polícia nacional turca para fazer uma avaliação completa dos danos e vítimas, e para começar uma investigação. Compartilharemos mais informações à medida que elas estiverem disponíveis", acrescentou.

O governador de Ancara, Alaaddin Yuksel, afirmou que o agressor estava dentro da propriedade americana quando os explosivos foram detonados. A explosão lançou pedaços de alvenaria para fora, mas não parece ter havido dano estrutural importante. O homem-bomba morreu.

O embaixador dos Estados Unidos na Turquia, Francis Ricciardone, saiu logo após a explosão pela porta principal do edifício, que é cercada por muros altos, para conversar com jornalistas em meio a um esquema de segurança. Um helicóptero da polícia turca sobrevoava o local. "Estamos muito tristes, claro, pois perdemos um de nossos guardas turcos no portão", disse Ricciardone, agradecendo às autoridades da Turquia por sua resposta imediata.

Uma testemunha da Reuters viu uma pessoa ferida sendo levada por uma ambulância, enquanto policiais armados com fuzis de assalto isolavam a área. "Foi uma explosão enorme. Eu estava sentado na minha loja quando tudo aconteceu. Vi no chão o que parecia ser uma parte de um corpo", disse o agente de viagens Kamiyar Barnos. A vitrine da loja dele, situada a uns 100 metros de distância da explosão, ficou estilhaçada.

Uma testemunha disse que a explosão foi audível a mais de um quilômetro de distância. Nenhum grupo reivindicou de imediato a responsabilidade pelo atentado. O Consulado Geral Britânico na Turquia afirmou que a suspeita era de "ataque terrorista". Radicais islâmicos, grupos de extrema esquerda e de extrema direita e militantes separatistas curdos realizaram ataques na Turquia no passado.

A principal ameaça à segurança doméstica vem do separatista Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), considerado um grupo terrorista pelos Estados Unidos, União Europeia e Turquia, mas o PKK tem centrado a sua campanha, em grande parte, nos alvos nacionais.

A Turquia defende a intervenção internacional na vizinha Síria e abriga centenas de soldados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), dos Estados Unidos, Alemanha e Holanda que operam um sistema de defesa antimísseis Patriot ao longo de sua fronteira com a Síria, situada a centenas de quilômetros de distância da capital.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade