PUBLICIDADE

Oriente Médio

Turquia acusa Israel de orquestrar golpe no Egito

20 ago 2013 - 07h58
(atualizado às 08h25)
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, acusou nesta terça-feira Israel de estar por trás do golpe de Estado no Egito que derrubou o presidente Mohammed Mursi e garantiu ter documentos que comprovam esta afirmação.

"O que eles dizem sobre o Egito? Que a democracia não está nas urnas. Quem está por trás disso? Israel", afirmou Erdogan em Ancara durante uma reunião do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), de orientação islamita. "Temos a prova", afirmou Erdogan, referindo-se a um fórum realizado na França antes das eleições de 2012 que conduziram ao poder a Irmandade Muçulmana de Mursi.

Neste encontro, segundo Erdogan, o ministro da Justiça israelense e um intelectual judeu afirmaram que, "mesmo se a Irmandade Muçulmana vencer as eleições, não sairá vencedora, já que a democracia não está nas urnas".

A Turquia condenou a destituição de Mursi e adotou um tom muito duro em sua reação à repressão exercida pelas forças de segurança egípcias contra as manifestações de partidários do presidente islamita. A Turquia convocou seu embaixador no Cairo, o que fez o Egito responder chamando seu embaixador de Ancara, um reflexo da degradação das tradicionalmente boas relações bilaterais entre os dois países.

Erdogan, um crítico feroz do Estado hebreu, reforçou os laços entre seu país e o Egito sob a presidência de Mursi e fez do Cairo um de seus principais sócios em sua estratégia de influência regional.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade