PUBLICIDADE

Oriente Médio

Turistas fazem "visita virtual" a Gaza sem sair de Israel

16 out 2009 - 17h22
(atualizado às 17h33)
Compartilhar

Itai Shimon estava atento, com seu celular pressionado fortemente contra o ouvido, escutando a descrição sobre a enorme cratera de destroços que um dia foi um estádio de futebol com capacidade para 10 mil pessoas na Faixa de Gaza.

"Vamos entrar pelos portões do estádio nacional e casa da seleção palestina de futebol. No meio de uma noite em abril de 2006 o estádio foi bombardeado por caças israelenses", diz a voz no celular.

Mas Shimon não está em Gaza. Ele participa em Tel Aviv de uma "metavisita" ao enclave palestino, patrocinada pela You Are Not Here (YANH). A empresa faz uma "plataforma para o turismo urbano", que oferece aos usuários passeios virtuais a cidades em zonas de conflito para melhor entender o que está acontecendo no mundo.

A Faixa de Gaza, controlada pelo grupo palestino islâmico Hamas, fica na costa, cerca de 75 quilômetros ao sul de Tel Aviv. Israel bloqueou o território e os israelenses e estrangeiros estão proibidos de visitá-lo.

You Are Not Here (Você Não Está Aqui), uma brincadeira com o marcador de mapas 'você está aqui', foi criado em 2006 pelo artista israelense Mushon Zer-Aviv em Nova York, permitindo que os nova-iorquinos fizessem uma visita virtual a Bagdá. Para a versão de Tel Aviv-Gaza, ele contou com a ajuda da jornalista palestina Laila el-Haddad.

Os usuários de www.youarenothere.org podem fazer o download de um mapa duplo, que mostra a Cidade de Gaza de um lado e Tel Aviv de outro. O mapa mostra 20 locais na Cidade de Gaza.

Eles podem então escutar Haddad falando em inglês sobre os principais locais em Gaza, que incluem a residência do presidente palestino, a prisão de Saraya, o mercado dourado e o melhor restaurante da cidade.

"Você faz essa viagem e vê a difícil realidade de Gaza, mas também é lembrado de que as pessoas vivem e amam apesar da tragédia", disse Shimon.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade