PUBLICIDADE

Oriente Médio

Chega a 717 o número de mortos durante celebração em Meca

24 set 2015 - 06h11
(atualizado às 10h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: EFE

Pelo menos 717 pessoas pessoas morreram nesta quinta-feira e 805 ficaram feridas em um tumulto envolvendo peregrinos que acabaram pisoteados na cidade sagrada de Meca, onde 3 milhões de pessoas participam do Hajj, o rito muçulmano da peregrinação, informou a Defesa Civil da Arábia Saudita.

O tumulto aconteceu na área de Mina, que fica a cerca de 10 quilômetros ao leste de Meca, às 7h05 locais (2h05 de Brasília). Segundo a Defesa Civil saudita, o número de vítimas ainda não é definitivo.

Além disso, o órgão explicou que suas equipes estão separando as pessoas em grupos e dirigindo-as por caminhos alternativos, e que cerca de 4 mil homens estão participando das operações de resgate com mais de 200 ambulâncias e outros veículos.

Foto: EFE

A tragédia aconteceu quando os fiéis se dirigiam de seus acampamentos para o lugar onde cumpririam hoje o rito do apedrejamento das três colunas que simbolizam as tentações do diabo, durante o terceiro dia da peregrinação.

Os peregrinos tinham retornado da área próxima de Muzdalifah, onde passaram a noite e recolheram as pedras que são lançadas contra os pilares de Satanás.

Além disso, participaram da reza comunitário matinal que marca o início do "Eid al Adha", a Festa do Sacrifico na religião islâmica.

Com este ritual, os muçulmanos lembram o sacrifício de Ibrahim (Abraão), que por amor a Alá (Deus) ofereceu, segundo a tradição muçulmana, a vida de seu filho primogênito Ismael.

O incidente de hoje acontece depois que 107 fiéis morreram e 238 ficaram feridos no último dia 11 após a queda um guindaste no interior da Grande Mesquita de Meca.

A peregrinação a Meca é um dos cinco pilares do Islã, junto com a "shahada" (profissão de fé), a esmola, a oração e o jejum no mês do Ramadã.

Histórico de tumultos

O último grande tumulto durante o evento tinha sido em 2006, quando 364 pessoas morreram no mesmo ritual de apedrejamento. Veja abaixo uma lista das principais tragédias ocorridas no Hajj.

12 de janeiro de 2006

Um tumulto matou ao menos 364 pessoas. Autoridades disseram que o incidente teve início após bagagens caírem de um ônibus em movimento em frente a uma das entradas da ponte de Jamarat, usada por pedestres em Mina durante o ritual do apedrejamento.

1º de fevereiro de 2004

251 pessoas morreram em um pisoteamento que durou 27 minutos. Autoridades disseram que a maioria das vítimas não tinha autorização para participar do ritual de apedrejamento, após novos procedimentos terem sido adotados para evitar pisoteamentos.

9 de abril de 1998

Ao menos 118 pessoas morreram e mais de 180 ficaram feridas durante o ritual de apedrejamento. Os peregrinos, a maioria da Indonésia e da Malásia, morreram pisoteados após participantes caírem de um viaduto.

23 de maio de 1994

Um tumulto deixou 270 mortos.

2 de julho de 1990

No mais grave incidente no local até agora, 1.426 peregrinos, a maioria asiáticos, morreram pisoteados dentro de um túnel que levava a locais sagrados em Meca. Autoridades disseram que a maioria morreu asfixiada após a ventilação do túnel ter parado de funcionar.

*Com informações de agências internacionais

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade