PUBLICIDADE

Oriente Médio

Tropas sírias controlam a cidade de Qousseir

5 jun 2013 - 06h16
(atualizado às 07h29)
Compartilhar

A imprensa oficial síria anunciou nesta quarta-feira a retomada da cidade de Qousseir pelas tropas governamentais, o que foi confirmado por fontes da oposição.

O exército sírio assumiu o controle "total" da região de Qousseir, antigo reduto dos rebeldes, após uma ofensiva de três semanas, centrada na cidade, informou a televisão estatal síria.

"O exército restabeleceu a segurança na totalidade da cidade de Qousseir", afirmou a agência oficial SANA.

"O exército sírio controla totalmente a região de Qousseir, na província de Homs, depois de ter matado um grande número de terroristas e capturado outros", anunciou o canal Al-Ikhbariya.

"A cidade de Qousseir foi completamente abandonada pelos homens armados armados ante o avanço do exército", afirmou o correspondente da emissora Al-Manar, o canal de televisão do movimento xiita libanês Hezbollah.

Fontes da oposição confirmaram a informação.

"Sim, irmãos, perdemos a batalha", escreveu a Comissão Geral da Revolução Síria em sua página no Facebook.

"Os insurgentes continuam combatendo contra milhares de mercenários libaneses do Hezbollah", completa a nota.

O Observatório Sírio dos Direito Humanos (OSDH), com sede no Reino Unido, afirmou que "o exército e o Hezbollah conseguiram controlar Qousseir, depois de bombardear intensamente a cidade durante a noite. Os grupos rebeldes se retiraram para outras áreas porque estavam sem munições".

Pouco depois, o governo do Irã "felicitou o exército e o povo sírios" pela vitória ante os "terroristas", informou a agência oficial Irna.

Qousseir, que fica entre Homs (centro) e o litoral sírio, perto da fronteira libanesa, é considerada uma localidade estratégica, já que permite a entrada de armas e combatentes para os rebeldes a partir do Líbano.

Para as forças leais a Bashar al-Assad também é estratégica, pois fica entre Damasco e o Mediterrâneo, em plena zona alauita (a confissão de Assad).

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade