PUBLICIDADE

Oriente Médio

Tropas de Chade e Níger expulsam Boko Haram de cidade na fronteira com Nigéria

31 mar 2015 - 20h32
(atualizado às 20h32)
Compartilhar
Exibir comentários

Soldados do Chade e do Níger retiraram nesta terça-feira militantes islâmicos do Boko Haram de uma cidade de fronteira, que foi um dos últimos pontos de apoio da insurgência no nordeste da Nigéria, disseram o governo do Chade e um porta-voz do Exército.

A ofensiva conjunta realizada pela Nigéria e seus vizinhos conseguiu remover os militantes da maioria das posições que ocupavam no início deste ano, um avanço que forçou a Nigéria a adiar a eleição de fevereiro.

A cidade de Malam Fatori, que foi tomada pelo Boko Haram em novembro, já havia sido palco de combates entre forças da coalizão e militantes - em janeiro, fontes militares alegaram falsamente que tinham reconquistado a região.

O ministro das Comunicações do Chade, Hassan Sylla Bakari, disse que desta vez não havia dúvida de que controlavam a cidade.

"Levamos Malam Fatori esta noite. É uma vitória importante na luta contra o Boko Haram", declarou ele à Reuters.

Fontes militares do Níger, do outro lado da fronteira, disseram que ataques aéreos começaram antes de uma ofensiva por tropas terrestres. Eles afirmaram que a aldeia vizinha de Abadam também foi libertada durante o dia e vários combatentes do Boko Haram foram mortos em confrontos no local.

"Os Exércitos do Chade e Níger controlam Malam Fatori, o último bastião do Boko Haram no nordeste da Nigéria", disse o porta-voz militar do Chade, coronel Azen Bermandoa.

Ele se recusou a dar números de vítimas, mas afirmou que a cidade tinha passado por intenso combate.

(Por Madjiasra Nako)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade