PUBLICIDADE

Oriente Médio

Tropas curdas lançam ataques contra posições do EI no Iraque

Os peshmergas estão combatendo o EI na metade norte do país junto do Exército iraquiano e dos bombardeios realizados pela coalizão internacional

30 set 2014 - 09h04
Compartilhar
Exibir comentários
Dezenas de milhares de curdos sírios invadiram a Turquia, fugindo um ataque pelo Estado islâmico
Dezenas de milhares de curdos sírios invadiram a Turquia, fugindo um ataque pelo Estado islâmico
Foto: BULENT KILIC / AFP

As forças curdas - peshmergas - lançaram nesta terça-feira uma ofensiva em três frentes do norte do Iraque para expulsar os jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI).

O porta-voz dos peshmergas, Helgurd Hikmet, explicou que as tropas curdas conseguiram avanços na região de Rabia, na fronteira com a Síria, onde recuperaram o controle de várias aldeias. Também realizaram investidas contra a localidade de Zumar, nos arredores de Mossul, e Daquq, ao sul da cidade petrolífera de Kirkuk. 

No total, os peshmergas tomaram o controle de cerca de 30 pontos que antes estavam nas mãos dos extremistas, segundo Hikmet.

O porta-voz acrescentou que suas forças contam com cobertura aérea da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, mas não detalhou os bombardeios efetuados nas últimas horas.

Zumar, no norte do Iraque, foi tomada pelo EI no início de agosto, o que obrigou os curdos a saírem do local.

Já em Rabia, os peshmergas libertaram as localidades de Al Mahmudiya e Al Jabarat, assim como outros núcleos urbanos menores nas proximidades.

As tropas se encontram na entrada de Rabia e se preparam para entrar no local e recuperar totalmente o seu controle, segundo o veículo de comunicação oficial curdo "Pukmedia".

A ampla operação militar também teve como alvo o sul de Kirkuk, uma cidade que está protegida pelos peshmergas, mas que vem sofrendo assédio dos radicais.

Por enquanto, as tropas curdas expulsaram os jihadistas de três aldeias de Daquq - Al Wahda, Al Saad e Al Khaled - e causaram danos materiais e baixas entre as fileiras do EI.

Os peshmergas estão combatendo o EI na metade norte do país junto com o Exército iraquiano, e contam com o apoio dos bombardeios da coalizão internacional e de novas armas fornecidas por alguns países.

Coalizão bombardeia cidade curda na Síria

A coalizão liderada por Washington bombardeou na madrugada desta terça-feira a região de Ain al-Arab, ante o avanço dos jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI), que estão muito perto da cidade curda síria na fronteira com a Turquia.

Os jihadistas do EI estão desde segunda-feira a apenas cinco quilômetros da terceira maior cidade curda da Síria (chamada de Kobaneh pelos curdos), segundo a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

"A coalizão árabe-americana realizou na segunda-feira à noite dois bombardeios contra posições do EI, uma ao leste e a outra ao oeste de Kobaneh, perto da cidade", afirmou Rami Abdel Rahman, diretor do OSDH.

Quase 20 foguetes lançados pelos jihadistas contra o centro de Ain al-Arab deixaram três mortos na segunda-feira, segundo a ONG.

O EI nunca esteve tão perto da cidade desde o início da ofensiva na região, há duas semanas.

Caso consigam entrar na localidade, os jihadistas passariam a controlar uma faixa de território contínua na região norte da Síria, ao longo da fronteira turca.

A coalizão também bombardeou as imediações da localidade de Tall Abyad, na fronteira com a Turquia e situada na província de Raqa (norte), principal reduto do EI.

Os ataques aéreos também apontaram para dois locais sob controle do EI na província de Deir Ezor (leste), um acampamento de treinamento e uma área transformada em sede pelos jihadistas, anunciou o OSDH.

A ofensiva aérea iniciada há uma semana na Síria pelos Estados Unidos e seus aliados provocou mais de 200 mortes entre os jihadistas e 22 entre os civis, informou a ONG.

Com informações da EFE e AFP.

Desvendando o Estado Islâmico Desvendando o Estado Islâmico

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade