PUBLICIDADE

Oriente Médio

Tropas curdas já controlam 70% da cidade iraquiana de Zemar

31 ago 2014 - 16h29
(atualizado às 16h32)
Compartilhar
Exibir comentários

As tropas curdas, também conhecidas como peshmergas, já controlam 70% da estratégica cidade de Zemar, no norte do Iraque, onde chegaram neste sábado após duros combates com os jihadistas.

<p>Ainda h&aacute; bombas instaladas em algumas estradas e franco-atiradores jihadistas&nbsp;em edif&iacute;cios da periferia de&nbsp;Zemar</p>
Ainda há bombas instaladas em algumas estradas e franco-atiradores jihadistas em edifícios da periferia de Zemar
Foto: Rodi Said / Reuters

O dirigente do Partido Democrático do Curdistão (KDP) Mohidin al Mazuri assinalou que o domínio da população ainda não foi completo, já que, segundo ele, há bombas instaladas em algumas estradas e franco-atiradores em edifícios da periferia.

Além disso, os combates entre ambos os bandos seguem de forma intermitente em alguns pontos desta cidade petrolífera, mesmo com as baixas sofridas pelo grupo radical Estado Islâmico (EI).

Pelo menos 27 extremistas morreram em um bombardeio americano contra a cidade, informou Mazuri, que ressaltou que as forças curdas encontraram muitos corpos carbonizados.

Os peshmergas também detiveram três combatentes do EI e destruíram cerca de 20 veículos equipado com armamento médio, entre eles blindados roubados do Exército iraquiano.

Uma fonte de segurança também indicou que um suicida, que conduzia um caminhão de lixo, detonou o veículo junto a uma patrulha das tropas curdas e deixou oito feridos.

No sábado, os peshmergas entraram em Zemar e assumiram o controle dos poços de petróleo da vizinha região de Ain Zala, ambas situadas a 35 quilômetros da cidade de Mossul, ainda nas mãos dos jihadistas.

Zemar, que depende administrativamente de Mossul, capital da província de Ninawa, é uma das zonas disputadas entre o governo de Bagdá e a região autônoma do Curdistão iraquiano.

As tropas curdas eram responsáveis pela segurança dessa cidade, mas se retiraram após um ataque lançado há três semanas pelo EI, que capturou a população, as jazidas de petróleo e o oleoduto que transfere petróleo aos portos turcos.

Por outro lado, o Exército iraquiano e as forças curdas romperam neste domingo o cerco imposto há dois meses e meio pelos jihadistas à população setentrional de Amirli, de maioria xiita.

Além disso, uma unidade das milícias curdas sírias YPG abateu hoje três combatentes do Estado Islâmico em uma emboscada, próximo à cidade de Barat, localizada a 17 quilômetros de Sinjar, na província iraquiana de Ninawa.

O Iraque é palco de um conflito armado com caráter sectário desde o mês de junho, quando insurgentes sunitas liderados pelo grupo jihadista iniciaram uma ofensiva na metade norte do país.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade