PUBLICIDADE

Oriente Médio

Tribunal saudita condena homem de 24 anos a ficar paraplégico

3 abr 2013 - 09h44
(atualizado às 12h01)
Compartilhar
Exibir comentários

A organização Anistia Interancional tenta impedir que um homem de 24 anos fique paraplégico em cumprimento a uma pena após ter sido condenado por apunhalar com uma espada um amigo há 10 anos, informa o jornal espanhol El Mundo

Um tribunal saudita condenou Ali al-Jawahir pelo ataque, cometido em 2003, que deixou seu amigo paralisado da cintura para baixo. Se ele não pagar 1 milhão de riales (cerca de R$ 540 mil) como compensação para a vítima, as autoridades devem a aplicar a pena de lhe deixar paraplégico. 

A subdiretora da Anistia Internacional para o Oriente Médio e o norte da África, Ann Harrison, pediu às autoridades sauditas que não apliquem esta "tortura". "Estes tipos de pena são completamente escandalosa, incluindo em um contexto como o da Arábia Saudita, em que a flagelação é um castigo frequente para algumas ofensas", disse Harrison em comunicado. 

Segundo a AI, em 2010 um homem foi condenado a pena semelhante, mas não se sabe se a punição chegou a ser aplicada. A sharia - doutrina legal islâmica aplicada no país - tem mecanismos que preveem a punição no chamado "olho por olho" para alguns crimes. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade